Basicamente, porque as empresas gastam quantias enormes de dinheiro na gestão de programas e projetos, e um PMO pode ser uma boa alternativa para geri-los de uma maneira mais eficaz.
Eu disse “pode ser” com certa incerteza, pois se de um lado existem aqueles que acreditam que a implantação de um PMO aumentou consideravelmente a eficácia de seus programas e projetos, por outro lado existem aqueles que não estão tão convencidos de sua eficácia.
De todo modo, apesar da controvérsia, quando feita corretamente, a implantação de um PMO pode ser um instrumento muito eficaz para aumentar a taxa de sucesso de projetos e programas. Entre os inúmeros benefícios esperados com a implantação de um PMO, eu considero dois como sendo os mais importantes:
- Melhorar a taxa de sucesso (atingimento dos objetivos) de programas e projetos.
- Gerir projetos e programas de uma maneira mais eficiente. (consumindo menos recursos)
Mas apesar de suas vantagens promissoras, implantar um PMO não é uma tarefa simples de realizar. Se não for feito de uma maneira profissional, não apenas os resultados esperados poderão não ser atingidos, como isso pode causar uma significativa frustração, colocando em questionamento a real utilidade de um PMO para a organização.
Sem comentários