Uma change request (ou requisição de mudança), é um documento que formaliza o início de uma eventuaol mudança no projeto. Eu digo eventual pois em função do parecer a mudança solicitada pode ser recusada dando fim ao processo.

Normalmente originada a partir da vontade do cliente de alterar ou acrescentar algo no escopo que já foi acordado, uma change request normalmente envolve custos adicionais que devem ser pagos pelo cliente.

Uma situação menos comum, mas possível, é a criação de uma change request interna por qualquer necessidade que seja encontrada pela equipe do projeto.

Independente de sua origem, é importante que uma change request seja completa, detalhada e que propicie um bom entendimento da mudança solicitada à todos os stakeholders envolvidos.

Uma vez o documento devidamente preenchido, dá-se início ao processo de análise do mesmo de acordo com o método de controle de mudança de cada empresa.

Importante que ao seu fim exista uma decisão validada pelos stakeholders envolvidos aceitando ou rejeitando a mudança.

Se o formulário de change request é apenas uma parte do processo de controle de mudança no projeto, ele ainda sim é um artefato 2 importante.

O formulário aqui proposto não tem a ambição de suprir todas as necessidades de todas as diversas realidades dos projetos, mas ainda sim ele sintetiza sem dúvida os principais elementos de uma requisição de mudança.

A partir dessa base cabe à você alterar, acrescentar, modificar para conseguir criar um documento que seja adaptado à sua empresa

Template