Marina Oliveira
Gerente de Produção Editorial na Brasport Livros e Multimídia

Post original (en portugais): https://www.linkedin.com/pulse/para-sobreviver-mundo-dilbert-do-gerenciamento-leia-este-oliveira?trk=hp-feed-article-title-publish

Quando eu recebi este original e vi o título (“Manual de Sobrevivência para Gerentes de Projeto”), pensei que ia definhar de tédio com teorias que eu já sei de cor de tanto ler. Nossa, eu não poderia estar mais errada!!! Este livro é encantador e diferente: trata-se da sua luz neste fim de túnel Dilbert do mundo corporativo.

Juliano Di Luca, o autor, vai abrir os seus olhos logo no início para o surpreendente fato de que, apesar de você até ser um gerente de projetos, PMP etc. e tal, esse troço aí no qual você está trabalhando MUITAS VEZES NÃO É UM PROJETO! Pois é! Pode se chamar projeto, parecer com um projeto, mas… nas palavras do Juliano: “na prática, as organizações chamam de projetos as iniciativas mais desestruturadas possíveis”.

E ele não está falando isso para provocar não. O autor compilou dezenas de situações caóticas que ocorreram com ele e com colegas para que você, após ler as encrencas dos outros, faça diferente e consiga sobreviver. E isso foi uma das coisas que eu mais curti no livro (hehehe): uma enrascada louca é apresentada e lá vem o autor com alguma solução (ou mais de uma), frisando sempre que o que vai ser narrado não é teoria, e sim algo meio MacGyver: sobrevivência com aquilo que se tem em mãos em determinado momento! Os temas são aqueles que, claro, costumam causar os maiores problemas na carreira de um gerente de projetos: planejamento, estimativas, clientes, equipe, prazo, governança, partes interessadas, etc.

A minha frase favorita do livro, disparado, é esta aqui: “falta de comunicação gera alucinação”. São cinco palavras que resumem o esforço que é trabalhar com pessoas. E gerenciar projetos é basicamente lidar com pessoas – e evitar que ocorram desastres pelo caminho.

Lembre-se: o lema aqui neste “Manual de Sobrevivência para Gerentes de Projetos” é SE SAFAR. Sair vivo do projeto! E aí? Parece uma ótima ideia, não?

Recomendo muitíssimo!

PS: não perca, na página 132, a história que o autor conta sobre uma reunião que ele teve com suecos! Fez-se silêncio por 15 segundos e……! Impagável!

** O livro “Manual de sobrevivência para gerentes de projetos” está disponível para aquisição nos sites: 

amazon       brasport